placa.VIDA

Serviços do CFC:Permissão para dirigir, renovação, reciclagem, curso de motofrete e mototaxi.

SIGLAS

AV = Apreensão de veículo

CNH = Carteira Nac. de Habilitação

CCNH = Cassação da CNH DET = Detenção de 6 meses a 3 anos

RC = Retensão da CNH

RDH = Recolhim. do docto. de habilitação

RT = Retensão do veículo

RV = Remoção do veículo

SDD = Suspensão do direito de dirigir

Para quem tem um veículo e sabe dirigir, deve estar atento aos valores de multas e também quais as infrações que são cometidas e que geram essas multas. Por isso trouxemos uma tabela atualizada com os novos valores de multas detran 2016 para quem deseja estar a par de todos os assuntos e quantidades de pontos referentes a cada infração.

Novos valores de multas Detran 2016Confira os Novos valores de multas Detran 2016 e se atualize.

NOVOS VALORES DE MULTAS DETRAN 2016

Dirigir veículo sem possuir “CNH” ou permissão para Dirigir – r$ 574,62

Dirigir veículo com CNH ou PPD cassada – r$ 957,70

Dirigir veículo com CNH ou PPD com suspensão do direito de Dirigir – r$ 957,70

Dirigir veículo com CNH ou PPD com suspensão do direito de Dirigir – r$ 957,70

Dirigir veículo com PPD de categoria diferente da do veículo – r$ 574,62

Dirigir veículo com validade da CNH vencida há mais de 30 dias – r$ 191,54

Dirigir veículo sem usar lentes corretoras de visão – r$ 191,54

Dirigir veículo sem usar aparelho auxiliar de audição – r$ 191,54

Dirigir veículo sem usar aparelho auxiliar de prótese física – r$ 191,54

Dirigir veículo s/ adaptações impostas na concessão/renovação licença conduzir – r$ 191,54

Entregar veículo a pessoa sem CNH ou permissão para Dirigir – r$ 574,62

Entregar veículo a pessoa com CNH ou PPD cassada – r$ 957,70

Entregar veículo a pessoa com CNH ou PPD com suspensão do direito de Dirigir– r$ 957,70

Entregar veículo a pessoa com CNH ou PPD com suspensão do direito de Dirigir  – r$ 957,70

Entregar veículo a pessoa com CNH de categoria diferente da do veículo – r$ 574,62

Entregar veículo a pessoa com PPD de categoria diferente da do veículo – r$ 574,62

Entregar veículo a pessoa com CNH vencida há mais de 30 dias 163 c/c – r$ 191,54

Entregar o veículo a pessoa sem usar lentes corretoras de visão 163 c/c – r$ 191,54

Entregar o veículo a pessoa sem usar aparelho auxiliar de audição 163 c/c – r$ 191,54

Entregar o veículo a pessoa sem aparelho de prótese física 163 c/c – r$ 191,54

Entregar veículo pessoa s/ adaptações impostas concessão/renovação licença conduzir 163 c/c – r$ 191,54

Permitir posse/condução do veículo a pessoa sem CNH ou PPD  – r$ 574,62

Permitir posse/condução do veículo a pessoa com CNH ou PPD – r$ 957,70

Permitir posse/condução do veículo a pessoa com CNH ou PPD c/ suspensão do direito de Dirigir – r$ 957,70

Permitir posse/condução veículo pessoa com CNH/PPD c/ suspensão direito de Dirigir – r$ 957,70

Permitir posse/condução veículo a pessoa com CNH categoria diferente da do veículo –r$ 574,62

Permitir posse/condução veículo a pessoa com PPD categoria diferente da do veículo –r$ 574,62

Permitir posse/condução do veículo a pessoa com CNH vencida há mais de 30 dias – r$ 191,54

Permitir posse/condução do veículo a pessoa sem usar lentes corretoras de visão – r$ 191,54

Permitir posse/condução do veículo a pessoa s/ usar aparelho auxiliar de audição – r$ 191,54

Permitir posse/condução do veículo a pessoa sem usar aparelho de prótese física – r$ 191,54

Multas

Permitir posse/condução veículo s/ adaptações impostas concessão/renovação licença condução – r$ 191,54

Dirigir sob a influência de álcool – r$ 1.915,40

Dirigir sob influência de qualquer outra substancia que determine dependência – r$ 1.915,40

Confiar/Entregar veículo pessoal c/ estado físico/psíquico s/ condições de dirigir – r$ 191,54

Deixar o condutor de usar o cinto segurança – r$ 127,69

Deixar o passageiro de usar o cinto segurança – r$ 127,69

Transportar criança sem observância das normas de segurança estabelecidas p/ CTB – r$ 191,54

Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis a segurança – r$ 53,20

Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública – r$ 191,54

E aí futuro condutor?! Sabemos de sua caminhada para a conquista da tão necessária CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Nos nossos dias, ter em mão a habilitação é muito mais que apenas uma questão de “ostentação”. A habilitação representa adentrar em novas fases de nossa vida. Novas possibilidades profissionais e novos horizontes de possibilidades. Concorda?! Temos certeza que sim.

Portanto, para te dar aquela força merecida em seu aprendizado, separamos este artigo recheado de informações que lhe ajudarão a memorizar o correto emprego das sinalizações de trânsito. Placas de trânsito são de fundamental importância na organização das vias públicas, contribuição em guiar motoristas por caminhos pouco familiares a ele, e no estabelecimento de limites de velocidade. Este último tem como principal objetivo, evitar acidentes por descontrole de velocidade máxima estabelecida em certos trechos.

Temos certeza de que esta “aula” será fundamental para você e, que voltará muitas vezes para revisar esse assunto aqui conosco. Sendo assim, bom proveito!

Quais, afinal, são os tipos de placas de trânsito que existem? Vamos a elas:

1- Placas de regulamentação:

São placas que informam ao condutor as condições das vias, proibições de manobras, obrigações e/ ou restrições de uso das vias. Desrespeito a qualquer uma Placa de Regulamentação é considerado infração. Suas cores são sempre vermelho e preto.

1


2- Placas de sinalização para obras:

Como o nome já diz, essas placas orientam o motorista quanto a obras realizadas nas ruas e estradas. Sua presença é de fundamental importância, evitando assim possíveis acidentes e resguardando a vida de operários em atividade. Suas cores são amarelo (mais escuro que o convencional, chegando perto do laranja) e preto. Seu formato é predominantemente quadrado diagonal. Algumas são acompanhadas de formas retangulares à sua base com informações complementares.

2


3- Placas de advertência:

Essas são utilizadas para advertir/ alertar o motorista sobre condições de uso das ruas ou rodovias. Essas podem ser ou estar em caráter potencialmente perigoso. Portanto, quem conduz nessas vias precisam de recomendações para segurança de uso tanto dos ocupantes do veículo, quanto dos demais condutores. Suas cores são predominantemente o amarelo e o preto.

3


4- Placas de indicação:

Essas tem como principal objetivo fazer a identificação de vias, caminhos e, locais com grande relevância. Podem, ainda, informar distâncias e, comunicar sobre serviços das proximidades. Tem grande caráter educativo e ajudam o motorista na tomada de possíveis decisões no percurso. Podem, por exemplo, guiar a outros caminhos, ruas ou avenidas, caracterizando um relativo “atalho”, evitando que o condutor pegue “trânsito” ou que rode demais até seu destino final. Podem identificar nome de bairros, cidades, pontos turísticos, informações de hospitais e orientações diversas. Suas cores são variadas, sendo as principais verde e azul. Confira:

4


5- Placas educativas:

São como um reforço a recordação para leis de trânsito e segurança. Suas cores são o branco e preto. Seu formato é convencionalmente retangular.

5


6- Placas de atrativo turístico:

Indicam aos motoristas as diversas atrações ou pontos turísticos que existem nas proximidades das vias. Podem orientar à chegada através de setas e contagem de quilômetros. Suas cores são o marrom e branco, muitas vezes acompanhadas de ícones na cor preta, simbolizando o atrativo turístico em destaque.

6


7- Serviços auxiliares:

Informam quanto a serviços possíveis de serem encontrados próximos à localidade que o condutor encontra-se. Podem ser: hospitais, restaurantes, parques, hotéis, aeroportos, e muitos outros. Seu formato padrão é retangular, nas cores azul, branco e geralmente acompanhado de ícones pretos (com exceção de Hospitais/ Pronto Socorro que contém uma cruz vermelha).

7


Sistema Nacional de Trânsito (SNT)

O Sistema Nacional de Trânsito (SNT) é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores; educação, engenharia e operação do sistema viário, policiamento, fiscalização e julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades.

São objetivos do SNT:

  • Estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito, além de fiscalizar seu cumprimento;
  • Fixar, mediante normas e procedimentos, a padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito;
  • Estabelecer a sistemática de fluxos permanentes de informações entre os seus diversos órgãos e entidades, a fim de facilitar o processo decisório e a integração do Sistema.

 Compõe o Sistema Nacional de Trânsito (Art. 7 do Código de Trânsito Brasileiro):

  • O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, coordenador do Sistema e órgão máximo normativo e consultivo. É responsável pela regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro e pela atualização permanente das leis de trânsito.
  • Os Conselhos Estaduais de Trânsito – CETRAN e o Conselho de Trânsito do Distrito Federal – CONTRANDIFE, órgãos normativos, consultivos e coordenadores;
  • Os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
    • Na União: Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que tem como obrigação supervisionar, coordenar, controlar e fiscalizar a política do Programa Nacional de Trânsito. Estão sob seu controle os Detrans dos Estados e do Distrito Federal.
    • Nos Estados e do Distrito Federal: os Departamentos Estaduais de Trânsito
    • Nos Municípios: os órgãos executivos locais, responsáveis pela fiscalização das infrações de circulação, parada e estacionamento, assim como pela construção, manutenção e sinalização das vias urbanas.
  • Os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
    • Na União: o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), que tem a responsabilidade de construir, manter e sinalizar as rodovias federais e fiscalizar aquelas concedidas à iniciativa privada; e a Polícia Rodoviária Federal, que tem a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento das normas de trânsito pelo patrulhamento ostensivo das rodovias federais;
    • Nos Estados e do Distrito Federal: o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), responsável pela construção, manutenção e sinalização das rodovias estaduais e que tem como agentes a Polícia Rodoviária Estadual; e as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal, que são responsáveis por executar a fiscalização de trânsito, a partir do momento em que é firmado convênio e, de acordo com este, como agentes do órgão ou entidades executivas de trânsito ou executivas rodoviárias, concomitantemente com os demais agentes credenciados;
  • As Juntas Administrativas de Recursos e Infrações (JARIs), que são órgãos de proteção dos direitos do cidadão, possibilitando-lhes a defesa nos casos em que estes se sentirem inconformados com as infrações que lhes são atribuídas.

TELEFONES_PLACAS